Linhas de Pesquisa
Desinformação em Saúde
Coordenada por Richard Miskolci, a linha de pesquisa sobre desinformação em saúde propõe reconstituir o quadro de desinformação em saúde e analisá-lo sociologicamente.
A desinformação tem uma longa história. No campo da saúde, já foi amplamente historicizada a formação de um paradigma desinformativo por indústrias cancerígenas como a do tabaco, dos plásticos e afins. A desinformação atual se insere em uma linhagem de polêmicas sobre questões de saúde pública que envolvem as relações entre diversos atores sociais: desde o mercado, a produção científica, o Estado até a imprensa profissional.
Na atualidade, a desinformação em saúde se desenvolve digitalmente, portanto em uma esfera pública moldada pelo uso das redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens (Miskolci, 2023). O novo ecossistema midiático em que vivemos transformou as relações entre os diversos atores sociais permitindo maior visibilidade a segmentos sociais que disputam com os saberes científicos e os poderes políticos a definição de prioridades de saúde e formas de tratamento e cuidado.
Essa linha de pesquisa propõe articular investigações que ajudem a compreender a desinformação de saúde em nossos dias. Entre os diversos temas que a serem investigados, destacam-se as polêmicas sobre políticas de saúde durante a pandemia de Covid-19 na perspectiva de diversos grupos de interesse. A pesquisa atual de Miskolci, financiada pelo CNPq, tem esse objetivo principal.
Além disso, Miskolci tem interesse em orientar pesquisas na Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UNIFESP que se relacionam e dialogam com sua investigação em andamento, como:
* Grupos Antivacinas e outras formas de associação - profissionais ou não - que se organizam em torno de questões de saúde pública envolvendo-se em disputas da opinião pública;
* Formas de cobertura midiática sobre saúde, campanhas públicas neste campo e temas de comunicação em saúde correlatos que envolvam discutir desinformação;
* Outras formas de embates entre formas de conhecimento sobre saúde.
Financiamento: CNPq e CAPES.
Veja palestra de Richard Miskolci sobre sua pesquisa sobre desinformação em saúde no canal do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva clicando aqui
Leia o artigo "Muito além do negacionismo: desinformação durante a pandemia de Covid-19" na revista Sociologias (n.25, 2023)